seu sorriso, nossa paixão
A BICHECTOMIA é um procedimento que tem ganhado cada vez mais adeptos nos consultórios odontológicos. Ter um rosto fino, delicado e definido é objeto de desejo de muitos pacientes, e a cirurgia plástica para redução das bochechas torna esse propósito realidade. Através da remoção da bola de Bichat ou corpo adiposo da bochecha o rosto ganha um perfil mais harmônico.
É uma solução estética bastante realizada hoje em dia, que se tornou notável após as famosas Anitta, Angelina Jolie e Megan Fox afirmarem ter feito a cirurgia de retirada das bochechas para afinar o rosto.
Mas quais são os benefícios da Bichectomia?
Os benefícios da cirurgia plástica para reduzir o tamanho e volume das bochechas são:
Quem pode fazer a bichectomia?
Pacientes HOMENS OU MULHERES, na faixa de idade adulta, que estejam bem de saúde e apresentem a indicação e o desejo da retirada das Bolas de Bichat ou gordura do rosto. A retirada da gordura das bochechas, deixará as maçãs do rosto (região do osso zigomático) mais proeminentes.
será que a bichectomia vai afinar meu rosto?
Pacientes com interesse em fazer a bichectomia devem passar por uma criteriosa avaliação com um cirurgião especialista, acostumado a trabalhar com cirurgias faciais e assim, verificar a real indicação da cirurgia de remoção da bola de Bichat (Bichectomia).
A presença da Bola de Bichat (Gordura) não é a única estrutura responsável pelo rosto mais cheio, redondo e volumoso das pessoas. Além disso, devemos levar em consideração a característica anatômica de cada pessoa e o seu perfil. Por exemplo, o rosto dos orientais normalmente é mais arredondado do que dos ocidentais.
Outra estrutura do rosto que pode definir um rosto mais arredondado e volumoso é o músculo masseter, que é responsável pela mastigação. Esse músculo, pode ficar sobressaltado em casos de pacientes que apresentam o Bruxismo – ato de ranger os dentes.
Pacientes obesos ou muito acima do peso tendem a apresentar a face mais redonda e com menos harmonia que os pacientes mais magros, portanto a retirada das bolas de gorduras pode não corresponder a expectativa desses pacientes.
Outra situação que deve ser observada, é que após a realização de uma bichectomia, as “maçãs do rosto” destacam-se, e isto não é desejável em pacientes que já apresentam esta característica.
Como é feita a cirurgia da plástica das bochechas?
A cirurgia plástica das bochechas pode ser feita por Cirurgiões plásticos e Cirurgiões Dentistas. Mas o ideal é que o cirurgião tenha uma vasta experiência com cirurgias de face; portanto, o indicado é perguntar ao seu cirurgião se ele está acostumado a intervenções estéticas na face ou não. O procedimento em si não é complexo mas, apresenta os mesmos riscos e necessidade de cuidados como qualquer outra cirurgia. Ela é feita através de um pequeno corte na parte interna da boca, na região próxima aos dentes molares superiores, e não deixa cicatriz externa ou aparente. Através desse corte, é retirado o excesso da gordura da bochecha. Pode-se retirar a glândula (bola de Bichat) toda ou parte dela, dependendo da necessidade estética de cada paciente.
Normalmente a cirurgia é feita com anestesia local, intra oral (a anestesia frequente do dentista). Alguns pacientes preferem usar algum tipo de sedação concomitante, mas normalmente é um procedimento que não causa muita apreensão. O procedimento e o pós-operatório normalmente não causam desconforto intenso.
Meu rosto pode voltar a arredondar ou “engordar”?
Normalmente a retirada da bola de Bichat é definitiva. Ou seja, se a causa do arredondamento realmente era a gordura de Bichat, o volume não voltará ao que era, mesmo que o paciente tenha um grande aumento de peso corporal.
Posso trabalhar depois de fazer a bichectomia?
A redução das bochechas é um procedimento cirúrgico e deve ser encarado como o mesmo. Ou seja, após a cirurgia o paciente deve fazer repouso de suas atividades profissionais e esportivas por no mínimo 7 dias.
BLOG temos um Post sobre cuidados pós cirúrgicos
A fase de maior cuidado deve ser nos 2 ou 3 dias iniciais, porque o paciente apresenta desconforto, dor moderada, edema (inchaço), sangramento leve e possibilidade de ficar com uma área arrocheada dentro e fora da boca. Normalmente estes sinais e sintomas são bem moderados. Durante uma semana após a cirurgião paciente estará fazendo uso de medicação e gelo para que a melhora ocorra de forma mais rápida. Atividades físicas como academia são liberadas em 3 ou 4 semanas.
O resultado da bichectomia é imediato?
O resultado começa a ser notado após 3 semanas, uma vez que nos primeiros dias existe a presença do edema e do hematoma na região. Com o passar do tempo, as estruturas anatômicas vão se adaptando e o resultado final pode ser percebido mesmo após 6 meses da cirurgia. O resultado depende da indicação correta da cirurgia, e varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas terão resultados mais definidos e rápidos do que outras pessoas.
CONFIRA OS COMENTÁRIOS E RECOMENDAÇÕES DA NOSSA CLÍNICA NO GOOGLE.
Dr. Marcelo Saizaki - CRO 99642 e Dra. Renata Saizaki CRO 76918
Cirurgia Buco Maxilo Facial e Implantodontia.
CONTATO (12) 99114-8420