seu sorriso, nossa paixão

Especialidades

 VIDEO DE ENXERTO DE OSSO NO SEIO MAXILAR

Video mostrando como funciona a prótese protocolo.


O implante dentário é a melhor forma de recuperar a perda de um dente ou mesmo de todos os dentes.
Nosso dente natural é formado pela parte que fica dentro do osso e gengiva chamada de raiz dentária e uma parte que pode ser vista na nossa boca, a chamada coroa dental. Portanto o que vemos no nosso sorriso é a parte chamada coroa do dente.
Quando um dente e extraído por cárie ou trauma, o dentista remove todo o dente; ou seja, tanto a raiz quanto a coroa dentária.
O implante dental que é feito de titânio substitui a raiz perdida do dente e a prótese que pode ser feita de vários materiais como por exemplo a porcelana, substitui a coroa dentária.

VIDEO MOSTRANDO COMO SÃO FEITOS OS IMPLANTES DENTÁRIOS

Vantagens do implante dentário.

Melhor forma de devolver um dente perdido, por sua estrutura ser muito parecida com a do dente natural.
Segurança em sorrir e comer.Prótese com dentes fixos na boca pelos implantes dentários.
Devolução completa da estética e função perdidas.
Evita desgastes dos dentes próximos ao dente perdido e tratamentos de canal.
Tratamento mais rápido e seguro.
Evita o uso de peças protéticas soltas na boca e com ganchos metálicos.


SERÁ QUE EU POSSO FAZER UM IMPLANTE DENTÁRIO?


Primeiramente você deve entrar em contato com seu dentista de confiança e marcar uma avaliação do seu caso. O requisito primordial dos pacientes que precisam de um implante é a existência ou não de osso em quantidade e qualidade suficientes para a instalação do pino no osso. Grande parte dos casos em que o paciente perdeu um dente há muito tempo, a quantidade de osso não é a ideal para a instalação do implante, e existe a necessidade de enxerto de osso (Colocar osso no local) para depois ser feita a instalação do implante dentário. Atualmente a evolução das técnicas e dos materiais utilizados na implantodontia proporciona a recuperação dos mais simples aos mais complexos casos de perdas de dentes. Portanto existem diversas técnicas e métodos para reabilitar um paciente com implantes dentários.
Podemos dividir as técnicas de implante dentário para recuperar um dente, um grupo de dentes ou todos os dentes.

Opção para recuperar a perda de um dente ou de um grupo de dentes:
Podemos recuperar a perda de um dente com o uso de uma prótese adesiva que será fixada aos dentes do lado da perda dentária, podemos utilizar uma coroa fixa que será unida a duas coroas dentárias próximos ao dente perdido, podemos utilizar uma prótese dentária removível com grampos metálicos ou podemos utilizar o implante dentário.


Opção para recuperar a perda de todos os dentes:
A recuperação da perda de todos os dentes pode ser feita com próteses totais removíveis (dentaduras), com próteses totais removíveis estabilizadas por implantes ou por próteses totais fixas retidas por implantes (Prótese do tipo protocolo).

DESCUBRA AS OPÇÕES MAIS BARATAS DE TRATAMENTOS COM IMPLANTES DENTÁRIOS.


PERDI TODOS OS DENTES.  SERÁ QUE POSSO FAZER IMPLANTE DENTÁRIO?

VIDEO MOSTRANDO COMO SÃO FEITOS OS IMPLANTES DENTÁRIOS
A indicação de um implante dentário é para pacientes que perderam um ou todos os dentes da boca. Existe uma técnica muito famosa e consagrada na implantodontia que é a substituição da prótese total (dentadura) por dentes fixos na boca por implantes dentários. Está técnica chamada de prótese protocolo é a fixação de todos os dentes perdidos na boca por dentes fixos a 4 ou 6 implantes dentais. Desta forma o paciente não consegue mais retirar a prótese sem que seus parafusos sejam retirados pelo dentista. Ou seja, como os dentes estão todos parafusados nos implantes, o paciente pode morder e falar sem o risco da prótese cair ou machucar sua boca. Na prótese tipo protocolo sobre implantes, normalmente o tratamento é feito com carga imediata e o paciente fica livre da dentadura em 3 dias, voltando a ter dentes fixos, o que devolve a segurança, o conforto e o bem-estar ao sorrir e comer. 

SERÁ QUE EU PRECISO DE ENXERTO DE OSSO NA BOCA?

 VIDEO DE ENXERTO DE OSSO NO SEIO MAXILAR

Esta resposta depende de uma avaliação clínica e radiográfica (Raio-X Panorâmico e tomografias) do seu caso. Como o requisito primordial é a existência ou não de osso em quantidade e qualidade suficientes, caso o paciente não tenha o osso, ele precisará passar por uma cirurgia prévia de colocação de osso (enxerto de Osso). Existem várias técnicas de enxerto de osso na boca e vários materiais para este fim, mas independentemente disso, o paciente precisa saber que seu tratamento terá um aumento de mais ou menos 6 messes devido ao período de formação do novo osso. Os enxertos de osso podem ser feitos com osso retirado da própria boca do paciente, de outras regiões fora da boca do paciente e com materiais sintéticos (Osso em pó). Em alguns casos, podemos instalar o implante e fazer o enxerto de osso ao mesmo tempo, o que reduz em 6 meses o tempo de tratamento do caso. Converse com seu implantodontista para maiores informações sobre a técnica mais indicada para o seu caso.

OPÇÕES DE ENXERTO ÓSSEO EM CASOS DE IMPLANTE COM POUCO OSSO.


 QUANTO CUSTA UM IMPLANTE DENTÁRIO?


Uma das maiores dúvidas dos pacientes é o preço dos implantes dentários. Mas o que determina o preço dos implantes dentários? O que mais determina o valor do implante é a marca do implante usado. Determinadas marcas de implantes custam 5X mais do que outras marcas de implantes mais baratos. Outro fator é o tipo da prótese que será instalada sobre os implantes. Prótese sobre os implantes de porcelana são mais caras que próteses que não são feitas com porcelana. Outro fator determinante de preços dos implantes é a experiência do profissional e a técnica por ele usada. Portanto, atualmente existem vários preços para um implante e certamente um deles será o ideal para você. Converse com seu implantodontista.

DESCUBRA AS OPÇÕES MAIS BARATAS DE TRATAMENTOS COM IMPLANTES DENTÁRIOS.


IMPLANTES DENTÁRIOS COM CARGA IMEDIATA.


A palavra imediata representa algo que deva ocorrer de forma rápida e naquele exato momento, e na implantodontia pode se referir ao implante imediato e a carga imediata sobre implantes. Mas o que isso quer dizer: Implante imediato é a instalação do implante imediatamente após a extração de um dente. Ou seja, no mesmo momento o dentista retira o dente perdido e já coloca um implante no local. Já carga imediata sobre o implante, é a técnica que permite colocar a prótese sobre o implante de forma imediata ou em até 3 dias no máximo. Portanto o paciente já poderá morder com a prótese sobre o implante imediatamente. Vários fatores determinam se podemos fazer ou não este procedimento de forma imediata. O fator predominante é a quantidade de osso e a qualidade do osso na região que será instalado o implante, além do tipo do implante e a experiência do implantodontista.

Video mostrando como funciona a prótese protocolo.


QUANTO TEMPO LEVA O TRATAMENTO COM IMPLANTES?


O tempo de tratamento com implantes pode ser curto ou relativamente longo dependendo de cada caso. Podemos instalar o implante e o dente em um mesmo dia (implante imediato com carga imediata) ou teremos um tratamento de mais de um ano caso o paciente precise de enxerto de osso para instalar os implantes. O fator predominante para o tempo é a quantidade de osso e a qualidade do osso na região que será instalado o implante, além do tipo do implante e a experiência do implantodontista.


IMPLANTE COM CARGA IMEDIATA.
Se o implante travar com uma força boa no osso, temos um caso de carga imediata, e a prótese pode ser instalada no mesmo dia ou em 3 dias no máximo. Agora caso o implante não trave com uma força boa no osso, teremos de esperar um período de integração do pino ao osso, que leva mais ou menos 3 meses para casos na mandíbula (Maxilar inferior) ou 6 meses na maxila (Maxilar superior).


PRECISO DE ENXERTO DE OSSO PARA COLOCAR O IMPLANTE.
A primeira cirurgia será para colocar osso na futura região do implante. Este procedimento chamado de enxerto de osso pode ser feito com vários materiais e técnicas, mas independentemente disso, o tempo para que o corpo forme um novo osso no local é de mais ou menos 6 meses. Portanto somente após 6 meses o paciente poderá colocar o implante. Portanto, caso o paciente precise de enxerto de osso para colocar o implante, o seu tratamento passará de um ano, até que ele possa mastigar sobre sua prótese nova.

OPÇÕES DE ENXERTO ÓSSEO EM CASOS DE IMPLANTE COM POUCO OSSO.

IMPLANTE DENTÁRIO SEM CORTE E SEM PONTOS.

A mais avançada técnica para instalação de implante dentário está disponível na Saizaki Odontologia.

A cirurgia de implante guiado por computador, mais conhecida como cirurgia 3D sem corte. Com essa técnica, o procedimento é realizado primeiramente no computador, através de uma tomografia e de softwares especialmente desenvolvidos para esse fim.


 Com essa tecnologia, podemos realizar o implante em uma cirurgia virtual 3D, observando quantos implantes serão necessários, bem como sua posição e inclinação. Após todo o planejamento, uma impressora 3D confecciona um guia cirúrgico que após ser adaptado a boca do paciente orienta a instalação dos implantes de forma menos traumática e mais segura possível.

CONFIRA OS COMENTÁRIOS E RECOMENDAÇÕES DA NOSSA CLÍNICA NO GOOGLE.

'Lente de contato' dentária corrige imperfeições e evita grandes desgastes.


A técnica de lente de contato existe há alguns anos, mas agora virou moda no Brasil. São lentes superfinas (entre 0,2 mm e 0,4 mm de espessura).  Feitas de porcelana, a principal vantagem desse método é evitar o desgaste do esmalte natural da pessoa, ao contrário do que fazem as facetas comuns (espessura de mais ou menos 1 mm).
Graças à evolução de materiais e das técnicas aplicadas nos tratamentos estéticos, podemos devolver aos nossos pacientes a segurança e a melhora da estética dental, levando a uma melhora da própria imagem, para aqueles que sabem exatamente os resultados expressivos de se ter um belo sorriso.
A longevidade desse tratamento, garante a satisfação de nossos pacientes.
A parceria entre nosso consultório e os melhores laboratórios de prótese odontológicas do Brasil, garantem o uso das melhores porcelanas do mercado odontológico e mãos treinadas para criar de forma artesanal cada trabalho proposto para a recuperação da estética do nosso paciente.


Com a lente de contato odontológico podemos:


Encobrir manchas leves, lascas e fraturas.
Aumentar ou diminuir o tamanho dos dentes.
Fechar o espaço entre dentes (diastemas). 
Corrigir o posicionamento e alinhá-lo com o do lado.


 É possível usar a lente em um dente só ou vários, mas em geral isso é feito aos pares, normalmente dos dentes da frente. No método convencional, por ser feito um desgaste maior, o paciente precisa ser anestesiado, o que não ocorre com a lente.


 Esse método é contraindicado para quem range os dentes, tem o hábito de roer as unhas ou morder objetos como pontas de caneta.
 

 A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais.

Tipos de ortodontia existentes:

Existem três tipos básicos de ortodontia quando classificamos quanto o momento da abordagem, a ortodontia preventiva, a interceptativa e a corretiva.

A Ortodontia Preventiva, se baseia na prevenção de possíveis problemas que podem ser percebidos em crianças durante o seu crescimento ósseo facial e durante o começo das trocas dos dentinhos de leite. Nessa ortodontia é comum usarmos aparelhos móveis.

A Ortodontia Interceptativa é uma ortodontia focada em "parar" a formação do problema. O ortodontista percebe que a criança ou adolescente está começando a desenvolver um problema e pode planejar uma forma de interceptar o problema para que ele não se instale por completo. Esses problemas podem ser de posicionamento de dentes e bases ósseas, problemas respiratórios e de posicionamento lingual ou labial inadequado. Nessa ortodontia podemos usar tanto aparelhos móveis como já é possível a instalação de aparelhos fixos na parte anterior do arco.

A Ortodontia Corretiva é a mais comumente vista e é aquela que foca na correção do problema já instalado. Geralmente fazemos ortodontia corretiva em adultos ou em adolescentes que já terminaram a curva de crescimento (16-18 anos). Com a mal oclusão já instalada o ortodontista vai ter mais trabalho para reverter o problema. Muitas vezes é necessário usar algumas técnicas mais invasivas como procedimentos cirúrgicos extensos (Ex:cirurgia ortognática) ou até extrações de dentes para criação de um espaço para trabalho.

Os aparelhos podem ser divididos em dois grandes grupos, os aparelhos móveis e os aparelhos fixos.

Dentre os aparelhos Fixos os mais comuns são:

  • ​Aparelho metálico
  • Aparelho metálico lingual
  • Aparelho estético de porcelana e de safira.
  • Aparelhos auto ligados (estéticos ou não)
  • Aparelho ou alinhador invisível (invisalign​)

ATM é a abreviação para o nome da articulação da nossa boca. Articulação Temporo Mandibular, é a articulação que une a mandíbula (osso de baixa da nossa boca) e nossa cabeça. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, sendo responsável pelos movimentos que nos permite; falar, mastigar e engolir devido a movimentos para frente, para trás e para os lados.

Assista aqui um vídeo que demonstra como funciona nossa ATM.

Quais são os problemas da ATM


Problemas podem ocorrer em todas as articulações do nosso corpo, e problemas na articulação temporo mandibular são chamados de DTM, que é a abreviação para Disfunção Temporo Mandibular.
Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos,  ligamentos, meniscos (Disco) e de ossos é chamado de DTM. As alterações as mais comuns da ATM são: Dor ao falar, dor ao mastigar, dor ao abrir a boca, dor na face em geral, dor de cabeça, dor na frente dos ouvidos....
Quando uma alteração acontece nessa articulação, uma série de sinais e sintomas podem ser observados pelo paciente que a princípio não sabe definir com precisão o que está ocorrendo e nem onde está o problema. Esta dificuldade do paciente faz com que a DTM seja frequentemente diagnosticada somente após a consulta com vários médicos e dentistas até que um diagnóstico mais preciso seja fechado.

Assista aqui um vídeo que demonstra como funciona nossa ATM.

O que pode causar os problemas na ATM:
•Mau posição dos dentes.
•Stress e ansiedade.
•Encaixe errado dos dentes.
•Inflamações na boca e face.
•Acidentes e traumas na boca e face.
•Hábitos parafuncionais – roer unha, morder caneta, ficar estalando a boca...
•Abertura da boca em excesso.
•Problemas sistêmicos – Reumatismo, nevralgias...

Os principais sinais e sintomas de problemas na ATM são:
•Dores de cabeça (freqüentemente ao acordar).
•Dor ao mastigar os alimentos ou falar.
•Estalos ao abrir ou fechar a boca.
•Dor de ouvido.
•Dor pescoço, ombros e costas.
•Dor ao bocejar ou ao abrir muito a boca
•Mandíbulas (Boca) travam abertas ou fechadas.
•Fadiga (cansaço) nos músculos da mastigação.
•Alteração no encaixe dentes superiores e inferiores.
•Ranger (Bruxismo) dos dentes ou apertar durante o sono ou dia.


Especialidades médicas e Odontológicas envolvidas e consultadas por pacientes com dores na face boca (ATM):
•Dentistas: clínicos, ortodontistas, bucomaxilofacial, protesistas.
•Médicos: Clínicos, ortopedistas, Otorrinos, Neurologistas, reumatologistas.
•Fisioterapeutas.


Outras doenças confundidas com problemas na ATM:
•Dor de Ouvido.
•Sinusite.
•Enxaquecas.
•Nevralgia do nervo trigêmeo.
•Reumatismo.
•Fibromialgia.
•Dor de dente.
•Dor muscular tipo torcicolo.

Como é feito o diagnóstico dos problemas na ATM:
Basicamente o diagnóstico da grande maioria dos problemas na ATM é feito com base na avaliação dos sinais e sintomas clínicos do paciente e o uso de alguns exames de imagem como radiografias panorâmicas,   tomografias da ATM, Ressonâncias da ATM e polissonografias (exame para avaliar a atividade do paciente durante o seu sono).

Como são tratados os dos problemas na ATM:

Confira vídeo da placa usada para o tratamento do Bruxismo (ranger de dentes).


Basicamente o tratamento depende do tipo de alteração que o paciente está apresentando na ATM; mas a grande maioria dos casos os pacientes são tratados de forma clínica com o uso de Placas de mordida para relaxamento e desprogramação dos músculos da articulação, uso de medicações e acompanhamentos com psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.
Uma pequena parcela dos casos deve ser tratada de forma cirúrgica por se tratar de desarranjos intra-articulares propriamente ditos, como os deslocamentos de discos articulares.

CONFIRA OS COMENTÁRIOS E RECOMENDAÇÕES DA NOSSA CLÍNICA NO GOOGLE.

O cirurgião buco-maxilo-facial  é um profissional da Odontologia que é especializado nas mais variadas cirurgias da boca, dos maxilares e da face. Ele passa por um rigoroso período de residência em ambiente Hospitalar por um período que varia de dois a três anos de dedicação exclusiva no qual terá treinamento teórico e prático das mais variadas cirurgias Buco Maxilo Faciais.

A especialidade de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial é responsável por um grande número de procedimentos que vão desde cirurgias ambulatoriais (Consultório) até grandes cirurgias Hospitalares. Dentre os procedimentos realizados pelo Cirurgião Buco Maxilo Facial podemos destacar:


• Extrações (Retirada ou remoção) de dentes perdidos, inclusos e impactados – Dente do siso e caninos inclusos.
• Tracionamento de dentes inclusos (Tracionamento de canino). Assista aqui o vídeo de uma cirurgia completa de extração de um dente do siso incluso realizada na Saizaki Odontologia.
• Cirurgias Orais: Retirada de freio labial/lingual, retirada de tórus palatino/lingual,
• Tratamento de cistos e tumores da boca e dos maxilares – Cisto dentígeros, Ameloblastomas, Queratocistos.
• Tratamento de infecções e Abscessos dentários – Angina de Ludwing.
• Tratamento de problemas na ATM – Bruxismo, Dor na boca, Estalos, Luxação da ATM e DTM. Confira vídeo da placa usada para o tratamento do Bruxismo (ranger de dentes).
• Tratamento de Fraturas nos ossos da face e boca – Fratura maxila, fratura mandíbula, fratura de zigomático, fratura de Nariz.
• Tratamento da má posição dos maxilares – Cirurgia Ortognática, correção cirúrgica da mordida (Osso).
• Enxerto de Osso para implantes dentários – Implantes Dentários complexos, implante zigomático, miniimplantes. VIDEO MOSTRANDO COMO SÃO FEITOS OS IMPLANTES DENTÁRIOS
• Implante dentário com carga imediata.
• Bichectomia – Plástica para afinar as bochechas.
• Tratamento de fraturas dos dentes – Avulsão (Queda) do dente inteiro.

O cirurgião Buco Maxilo Facial pode atuar em seu consultório realizando procedimentos ambulatoriais ou em hospitais de grande porte. Em grandes centros hospitalares existem cirurgiões de plantão 24horas por dia 7 dias na semana. Muitos procedimentos são realizados com anestesia geral em centro cirúrgico para maior conforto do paciente.

CONFIRA OS COMENTÁRIOS E RECOMENDAÇÕES DA NOSSA CLÍNICA NO GOOGLE.

Instalação de implantes sem cortes, sem pontos e com mínima dor e inchaço.


A mais avançada técnica para instalação de implante dentário está disponível na Saizaki Odontologia. 

A cirurgia de implante guiado por computador, mais conhecida como cirurgia 3D sem corte. Com essa técnica, o procedimento é realizado primeiramente no computador, através de uma tomografia e de softwares especialmente desenvolvidos para esse fim.

Video mostrando como funciona a prótese protocolo.

 Com essa tecnologia, podemos realizar o implante em uma cirurgia virtual 3D, observando quantos implantes serão necessários, bem como sua posição e inclinação. Após todo o planejamento, uma impressora 3D confecciona um guia cirúrgico que após ser adaptado a boca do paciente orienta a instalação dos implantes de forma menos traumática e mais segura possível.

VIDEO MOSTRANDO COMO SÃO FEITOS OS IMPLANTES DENTÁRIOS

Vantagens da cirurgia guiada de implantes.

Como a cirurgia é planejada antes no computador, sabemos a posição dos implantes previamente e podemos fabricar a prótese para ser colocada no mesmo dia.
Possibilidade de Tratamento com carga Imdediata.
Colocação de implante sem cortes e sem pontos na gengiva
O fato de a cirurgia não envolver cortes também deixa o paciente menos exposto a infecções.
Menores riscos cirúrgicos, o que proporciona um retorno mais breve as funções do dia-a-dia.
Resultados mais previsíveis, tanto em funcionalidade como em estética.
Procedimento cirúrgico mais rápido se comparado com o método tradicional.

Desvantagens da cirurgia guiada de implantes dentais:

Custo para a confecção do guia cirúrgico.
 Procedimento não é indicado para pacientes com perda óssea, que precisam de enxertos de osso antes de colocar o implante dentário
 

Cirurgia para correção dos ossos da face.

Implantodontia é umaEspecialidade da Odontologia que se destina ao tratamento das perdas de dentes, com reabilitações protéticas suportadas ou retidas por implantes dentários.

Tem como objetivo a implantação na mandíbula e na maxila, de pinos de implantes destinados a suportar próteses unitárias, parciais ou totais.

VIDEO MOSTRANDO COMO SÃO FEITOS OS IMPLANTES DENTÁRIOS
A integração óssea permite o crescimento ósseo ao redor do implante, fazendo que com que este possa ser utilizado como suporte para novos dentes, com uma taxa de sucesso margeando os 95 % em 5 anos.

 VIDEO DE ENXERTO DE OSSO NO SEIO MAXILAR


Entre 3 e 6 meses após a instalação do implante de titânio pode ser iniciada a prótese. Um processo mais recente propõe a instalação rápida de dentes, chamada carga imediata.
 

Trauma facial, também relatado como trauma maxilo facial, trata-se de qualquer ferimento físico localizado na face, podendo afetar, consecutivamente, sua pele, músculos, nervos e ossos e, nos casos mais graves, se associar a dano cerebral.


O trauma facial pode acarretar em fraturas nos ossos da face, cicatrizes anti-estéticas, lesões na visão, dificuldade na respiração, paralisia facial e perdas dentárias.


O cirurgião Buco Maxilo, muitas vezes solicitado para agir em salas emergenciais, é o tipo de especialista que irá realizar o tratamento do paciente que sofre de traumatismo facial. Esse cirurgião é o responsável por tratar e reparar uma grande variedade de injúrias que se estabelecem na face:  Fraturas dos maxilares, cortes que podem ocorrer nos lábios, língua, nariz e olhos. Além das fraturas e perdas de dentes.

As principais causas de traumas faciais são acidentes de veículo e motos, violência interpessoal (Agressão), tiros, quedas e lesões esportivas.
 
Trauma de Face: Fraturas de dentes.


Um dos traumas que mais afetam a face é a fratura dos dentes, que podem ser simples fraturas de uma parte da coroa dos dentes ou em casos mais graves a perda completa do dente que sai completamente da boca.
Vamos falar um pouco destas fraturas e as condutas a serem tomadas pela vítima e pelo profissional que atende a estas urgências.


1- Fratura do esmalte e dentina dos dentes:
Esta é a fratura mais simples de resolver devido ao pouco estrago que provoca nos dentes. Ocorre quando apenas um pedaço pequeno do dente quebra e normalmente não tem sangramento nem dor. Muitas vezes o paciente só descobre que quebrou uma parte do dente algum tempo depois do trauma, porque fica uma ponta incomodando ou com sensibilidade ao frio. O tratamento nestes casos é feito com restaurações de resina (Mesmo material para tratamento de cáries dentárias).


2- Fratura de toda a coroa do dente, ficando apenas a raiz dentária.
Esta fratura é mais rara de ocorrer e normalmente causa apreensão nos pacientes porque o defeito fica grande, com dor e as vezes sangramento. Além disso este tipo de fratura ocorre nos dentes da frente prejudicando muito a estética. Neste caso, o dentista fará raio-X e exames clínicos para avaliar a raiz do dente. Se a raiz estiver boa, será indicado o tratamento do canal para futura instalação de um pino na raiz e uma coroa (Jaqueta) de porcelana. Caso a raiz esteja fraturada também, será necessária a extração da raiz e a instalação de implantes dentários e prótese sobre os implantes.


3- Dente ficou mole mas não quebrou e não saiu inteiro da gengiva.
Este trauma é chamado de luxação do dente, podendo ser que o dente desloque para fora da gengiva, para dentro da gengiva, para trás ou para frente. Ocorre em traumas com mais força e gera muitas dúvidas e medos nos acidentados. Neste caso a orientação é procurar o mais rápido possível um dentista com experiência em trauma dental. Dentista especialista em Cirurgia Bucomaxilo ou endodontista.  Normalmente ocorre sangramento da gengiva e em possíveis cortes na gengiva e lábios. Todo corte em boca e lábio devem ser suturados o mais rápido possível por um cirurgião. Os dentes serão radiografados e após anestesia o dentista tentará colocar os dentes no local correto e instalará dispositivos para mantê-los no local por um certo período de tempo. Deve-se avaliar a necessidade ou não da realização do tratamento de canal dos dentes fraturados.


4- Queda do dente inteiro – Perda do dente com a coroa e raíz.
Este com certeza é o pior trauma que pode ocorrer em um dente. Caracterizado pela perda do dente de forma completa, ou seja, sai da gengiva a raiz e a coroa de forma inteira. Como o trauma nestes casos normalmente são intensos, o ideal é passar pela avaliação e conduta de um cirurgião Buco Maxilo Facial em um hospital. O tempo de atendimento nestes casos é primordial para a viabilização da reimplantação do dente na boca. Quanto mais rápido o atendimento melhor será o prognóstico do caso.


O QUE FAZER QUANDO BATEMOS A BOCA E O DENTE SAI INTEIRO:


1- Primeiro o ideal é tentar manter a calma e se possível pedir ajuda.
2- Localizar o dente que caiu da boca. Deve-se pegar o dente pela coroa e se possível evitar de pegar na raiz. Se o dente estiver muito sujo (Terra) este pode ser lavado com água corrente mas não esfregado com nenhum produto. O melhor meio para conservar o dente que caiu até a chegada no dentista é em soro fisiológico, copo de leite ou em água filtrada. Manter o dente na boca ou devolvê-lo ao seu lugar na boca também é uma opção, mas muitas vezes uma manobra dolorida e difícil de fazer.
3- Deve-se procurar um dentista em menos de 2 horas para que exista uma boa reimplantação do dente.
4- O dentista irá avaliar o caso e se possível reimplantar o dente e mantê-lo no local com dispositivos próprios para traumas de dente.
5- Caso tenha passado muito tempo, ou o dente esteja fraturado ou sua conservação não foi a correta, o dentista não poderá reimplantar o dente e o mesmo será eliminado e substituído por uma prótese.
6- Após esta fase de urgência, o dente reimplantado deverá ser reavaliado por um endodontista para ver a necessidade ou não da realização do tratamento do canal.


Trauma de Face: Fraturas nos ossos da face.


Qualquer tipo de fratura afeta as vítimas causando dor, medo, apreensão e limitações, mas as fraturas de face incorporam o fator estético com mais importância do que as fraturas em outras partes do corpo. O osso mais fraturado na face é o osso do nariz e não é incomum fraturas que afetam mais de um osso da face. As fraturas da face podem ser classificadas em: Fratura de nariz, da mandíbula (Maxilar inferior), da maxila (Maxilar superior), do zigomático (Maça do rosto), do osso frontal (Testa), das órbitas (Olho) e fraturas que envolvem vários ossos juntos.

O tratamento destas fraturas é feito em hospitais por Cirurgiões Buco Maxilo Faciais, que é uma especialidade da Odontologia. Normalmente o tratamento é feito com anestesia geral e com o uso de placas e parafusos para fixação das fraturas. Quando existe a suspeita de fraturas em osso da face o paciente deve procurar o mais rápido possível um pronto socorro que tenha o serviço de Cirurgia Buco Maxilo Facial.


São Sinais e Sintomas das fraturas dos ossos da face: Alteração da oclusão (Mordida), Dor, limitação para abrir ou fechar a boca, sangramentos, áreas anestesiadas, degrau no osso, perda de dentes, inchaço grande, áreas roxas intra e extra oral, dificuldade ou alteração na visão, dificuldade em respirar e comer.

 

Muitos pacientes que buscam implantes dentários para a reposição de dentes perdidos ficam com dúvidas em relação ao tratamento após serem informados que não tem osso suficiente para a cirurgia de implante dentário. E esta situação ocorre com muita frequência em nossa clínica, mas existem muitas técnicas para resolver este problema.

Será que tenho osso para fazer implante dentário?

O requisito básico e fundamental para quem precisa fazer implante dentário é ter osso em quantidade e qualidades boas para a instalação do pino de titânio. É necessário ter osso tanto em altura como em espessura para a instalação de implantes e dependendo da região da boca nossos pacientes tem osso em altura mas não tem em espessura e vice e versa. Por exemplo, normalmente na região anterior do maxilar superior, normalmente temos osso em altura mas muitas vezes não temos uma espessura óssea suficiente. Um implante padrão precisa de mais ou menos 6mm de osso em espessura e de 12mm em altura. Atualmente existem muitos exames de imagem para determinação da quantidade de osso, entre os mais usados estão o Raio-X panorâmico e a tomografia Cone Bean.

 VIDEO DE ENXERTO DE OSSO NO SEIO MAXILAR

Quais as opções de implantes dentários para quem não tem osso.

As opções para quem não tem osso para implante dentário podem ser divididas em técnicas mais conservadoras e técnicas mais agressivas. Entre as técnicas conservadoras estão a utilização de implantes mais curtos ou mais estreitos, técnicas de expansão de osso, técnicas de combinadas de implantes e enxerto de osso sintético (Osso em pó) e as técnicas de enxerto de osso totalmente sintéticas. Entre as técnicas mais agressivas estão os enxertos de osso em grandes volumes com área doadora intra e extra oral(Enxerto de osso autógeno), enxerto de osso sintético combinado com osso autógeno e implantes zigomáticos que são fixados no osso da face e não em osso da boca.

VIDEO MOSTRANDO COMO SÃO FEITOS OS IMPLANTES DENTÁRIOS

Quais são os tipos de enxerto de osso para implantes disponíveis.

Os enxertos de osso podem ser divididos em dois grupos; os enxertos que são retirados de outra região do mesmo paciente (Autógenos) ou enxerto de osso sintéticos (Osso em pó ou bloco).

Dentre os enxertos de osso autógeno a área doadora de osso pode ser intra oral, do maxilar inferior (mandíbula); ou extra oral, da bacia (Osso ilíaco), da cabeça, ou da perna. O osso doado pelo próprio paciente é o que apresenta melhor propriedade de formação de novo osso para o implante dentário, mas tem a desvantagem de necessitar de mais uma área de cirurgia para a retirada do osso além da área que necessita do osso.

Dentre os enxertos de osso sintéticos, temos o osso em pó ou em bloco. Este tipo de enxerto tem a vantagem de não ter outra área de cirurgia porque o osso que será utilizado é comprado em lojas especializadas. A desvantagem é o custo do material e a menor formação de osso formado se comparado com as técnicas de enxerto autógeno.

Independentemente do tipo de enxerto de osso que o paciente faça, existe um período de tempo mínimo para que ocorra uma nova formação de osso na região do futuro implante, e este período gira em torno de 6 meses na maioria dos casos. Além deste período, existe o período de integração do pino de titânio ao osso (Osseointegração) que vai de 3 meses para maxilar inferior a 6 meses para o maxilar superior. Portanto, em alguns casos o tratamento completo de implante com enxerto de osso pode demorar mais ou menos 12 meses.

OPÇÕES DE ENXERTO ÓSSEO EM CASOS DE IMPLANTE COM POUCO OSSO.

Técnicas de Enxerto de osso e implante dentário

 

1- Implante dentário curto ou estreito.

Diante do grande número de casos de pacientes que precisam de implantes e não tem osso para a instalação dos pinos, as marcas de implantes lançaram modelos de implantes mais curtos (menos de 6mm) para pacientes que não apresentam osso em altura suficiente e implantes mais estreitos (menos de 4mm) para pacientes que não apresentam osso em espessura suficientes. O uso destes implantes representam uma grande opção para pacientes com pouco osso, por não precisar de enxerto de osso.

2- Implante dentário com enxerto de osso simultâneo.

Está técnica esta sendo muito utilizada porque o paciente ganha 6 meses no tempo total de tratamento, uma vez que ele coloca o implante junto com o enxerto de osso e não precisa esperar o período de 6 meses da formação de osso das técnicas convencionais de enxertia de osso. Neste caso o implante e o enxertos são feitos no mesmo dia e após 6 meses a prótese pode ser colocada em função normalmente. Esta técnica é utilizada em casos de implantes imediatos, aqueles que são feitos no mesmo dia da extração de um dente. Ou seja, em um mesmo dia o cirurgião extrai o dente perdido, instala o implante, coloca o enxerto de osso e dependendo do caso se ocorrer a carga imediata o paciente já sai com uma prótese provisória pronta. Esta técnica torna o preço do implante dentário mais barato se comparado com o enxerto isolado sem o pino do implante.

3- Enxerto de Osso em bloco e no Seio Maxilar para implante dentário.

As técnicas de enxerto de osso podem ser feitas com osso do próprio paciente (Autógeno), osso sintético (Pó de Osso ou Bloco) ou a combinação destas duas opções. Independentemente da técnica ou material escolhido existe um período de 6 meses para a instalação dos implantes. Como já falamos, se a opção ou indicação for enxerto de osso autógeno, existirá a necessidade de mais uma área de cirurgia além da área em que será colocado o novo osso. O enxerto de osso em bloco é para ganho de osso em espessura e o levantamento do seio maxilar ou enxerto de osso no seio maxilar é para o ganho de osso em altura na região posterior superior. Em alguns casos, podemos combinar a técnica de enxerto de osso em bloco com a técnica de levantamento de seio maxilar.

 VIDEO DE ENXERTO DE OSSO NO SEIO MAXILAR

Quando a área doadora é a intra oral o próprio implantodontista ou Cirurgião Bucomaxilo pode fazer a retirada do osso da região anterior da mandíbula (Queixo) ou da região posterior da mandíbula próximo do siso. Quando a área doadora for extra oral da Bacia ou perna, que retira o osso é o médico ortopedistas e se for da cabeça a retirada será realizada por um médico neurocirurgião. As técnicas extra orais são feitas em Hospitais com anestesia geral, já as cirurgias com doação de osso intra oral pode ser feita no consultório ou hospital.

Assista aqui um vídeo explicativo sobre enxerto de osso para implantes dentários.

4- Implante Zigomático - Opção para falta de osso na boca. 

A técnica de implante zigomático tem indicação para pacientes que perderam todos os dentes superiores e não apresentam osso para a instalação de implantes dentários e não querem fazer enxerto de osso. Também esta indicada para pacientes em que o enxerto de osso não formou osso suficientes para os implantes convencionais ou para paciente que querem um tratamento mais rápido.

O implante zigomático nada mais é que um implante bem mais comprido que os convencionais, porque são fixados no osso zigomático (Osso da maça do rosto) e não no osso que apoiava os dentes na boca. Normalmente esta técnica permite a carga imediata com a instalação da prótese em 2 ou 3 dias.

OPÇÕES DE ENXERTO ÓSSEO EM CASOS DE IMPLANTE COM POUCO OSSO.

   Agende sua consulta com nosso Especialista

Assista aqui o vídeo de uma cirurgia completa de extração de um dente do siso incluso realizada na Saizaki Odontologia.

Exodontia ou extração (Retirada) do dente do siso.

Os dentes do siso ou terceiros molares são os últimos dentes permanentes a nascerem na boca, por isso normalmente não há espaço suficiente na boca para acomodá-los. Isto faz com que os dentes do siso fiquem inclusos na gengiva e no osso ou cresçam parcialmente na boca normalmente em uma posição errada e desconfortável.
A idade média que o paciente percebe algum desconforto na boca é com 20 anos, por isso, recomenda-se que as pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes do siso examinados clinicamente e por meios de radiografias para verificar se precisam ser extraídos.

   Agende sua consulta com nosso Especialista

Cirurgia Bucomaxilo; a especialidade indicada para a exodontia do siso.

A especialidade que está mais acostumada a resolver os problemas cirúrgicos orais, são os cirurgiões buco-maxilo-faciais.  Após a anestesia da região, o cirurgião dentista faz uma pequena incisão (corte) na gengiva e secciona o dente em duas ou mais partes para remove-lo e em seguida pontos são feitos para evitar sangramentos e problemas pós-operatórios.


Planejamento para extração do dente do siso.

Passar por uma extração de dente é um procedimento cirúrgico. O planejamento exige a realização de uma radiografia panorâmica da boca toda para avaliar a presença de dentes inclusos e ou lesões orais que podem ser encontradas sem sinais e sintomas para o paciente. Dependendo do caso outros exames podem ser solicitados para complemetar as informações (tomografias e exames laboratoriais de sangue).
O dente do siso pode estar totalmente ou parcialmente incluso ou estar completamente em posição na boca. Existem tambem muitas posições para o siso incluso sendo a posição horizontal ou deitada a que causa mais apreensão em nossos pacientes.
A maioria dos pacientes toma uma protocolo medicamentoso que se inicia antes da cirurgia e continua no pós operatório por mais ou menos uma semana. O nível de desconforto e sua duração dependerão da dificuldade de remoção do dente. È comum o inchaço, o desconforto, dificuldade em abrir a boca, hematoma e um pequeno sangramento pós operatório.


Todos os dentes do siso precisam ser extraídos....
Por regra geral os cirurgiões entendem que a grande maioria dos dentes do siso devam ser extraídos o mais breve possível para evitar problemas maiores ao paciente.
O problema mais frequente em pacientes com o dente do siso nascendo é a pericoronarite; ou seja, a inflamação na gengiva que recobre parcialmente os dentes na fase em que estão crescendo. Restos de alimentos e bactérias ficam retidos sob a gengiva causando mau cheiro, dor no dente e gengiva, sangramento na gengiva e dificuldade em abrir a boca. Porém, existem outros motivos que justificam a extração dos dentes do siso.


Podem indicar a exodontia de dentes do siso: A cárie, infecções de grande porte (Abscesso),reabsorções de dentes vizinhos, dor de origem não especificada na boca, fraturas do dente ou nos maxilares, má posições severas, dentes associados a cistos orais e tratamentos de certos tumores.

Quando devo retirar o dente do siso.

Como os dentes antes dos 20 anos de idade têm raízes em menor estágio de desenvolvimento, causam menos complicações ao serem removidos. Por isso, recomenda-se a cirurgia entre 16 e 19, porque as raízes dos dentes ainda não estão totalmente desenvolvidas e o osso ao redor ainda é menos denso.

CONFIRA OS COMENTÁRIOS E RECOMENDAÇÕES DA NOSSA CLÍNICA NO GOOGLE.

   Agende sua consulta com nosso Especialista

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente causam vários problemas. O mais reclamado e percebido é o problema estético, mas além dele temos pacientes que relatam dores de cabeça, da ATM, do pescoço, dos ombros e das costas.


O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas normalmente passam por um rigoroso programa de estudo teórico e prático das alterações na posição dos dentes e maxilares.

Aparelhos fixos podem ser:


• Aparelho dentário metálico
• Aparelho dentário metálico lingual
• Aparelho dentário estético de porcelana e de safira.
• Aparelhos dentário auto ligados (estéticos ou não)
• Aparelho dentário ou alinhador dentário  invisível (invisalign)


• Aparelho Dentário fixo metálico: Este é o tipo mais comum de aparelho; consiste de bandas, fios e/ou braquetes. As bandas são fixadas em volta de vários dentes ou um só dente, enquanto que os braquetes são presos na parte externa do dente. Os fios em passam através dos braquetes e são ligados às bandas. Apertando-se o arco, os dentes são tracionados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Os aparelhos fixos são ajustados a cada mês para se obter os resultados desejados. As borrachas que prendem o fio ao braquete podem ser de várias cores vivas o que torna o aparelho personalizado para cada paciente, bem como estilos mais claros, preferidos por muitos adultos.


• Aparelho fixo estético de porcelana e de Safira: Este tipo de aparelho é indicado para pacientes que precisam de aparelhos mais discretos e estéticos. Neste caso o que muda são os braquetes, que podem ser de porcelana ou de Safira.
Os aparelhos dentários estéticos de porcelana apresentam aspecto leitoso e opaco, resistência a quebras moderada e a melhor relação custo-benefício entre os aparelhos dentários estéticos. Já o aparelho dentário estético de safira é um aparelho dentário totalmente estético. Neste caso o braquete é totalmente transparente, tornando-o praticamente invisível junto ao dente. Esse modelo apresenta alta resistência a quebras e a alterações na cor por alimentos com corantes. 


• Aparelho dentário auto ligado (metálico ou estético): Nos últimos anos o aparelho ortodôntico tem evoluído muito e a cada dia novos tipos de aparelhos e técnicas são apresentados.  O anseio da maioria dos pacientes foi atendido e foram criados aparelhos mais estéticos e que tratam o problema mais rápido, diminuindo o tempo do tratamento dentário.  Hoje temos o aparelho dentário Auto ligado. Neste caso, não existe a necessidade de borrachinhas para prender o fio ao braquete, o que torna o aparelho mais estético, aumenta a velocidade da movimentação ortodôntica além de reduzir as visitas para as manutenções do aparelho no dentista para cada dois meses e não mensalmente, como no modelo convencional.


• Aparelho ou alinhador invisível (invisalign): Este aparelho se é que podemos chamá-lo de aparelho representa o que existe de mais moderno e atual no mundo em termos de tratamento odontológico para dentes tortos e/ou má oclusão. Tem indicação precisa que será avaliada pelo ortodontista que deve ser credenciado na técnica por ele usada.

Através de uma avaliação clínica e digital através de um escaneamento da boca por computador, o dentista planeja e executa todo o tratamento do paciente em ambiente virtual. Isto possibilita ao paciente observar como provavelmente ficará sua mordida após o tratamento.

Após todo o planejamento, impressoras 3D fabricam as placas alinhadoras que serão usadas pelos pacientes; portanto, neste tipo de aparelho o paciente não usa o braquete, fio e bandas fixadas nos dentes. As placas são trocadas pelo próprio paciente, que recebe um Kit de alinhadores dentários invisíveis padronizado para o seu caso.


A técnica de alinhador dentário invisível é a mais procurada por pacientes que desejam o tratamento ortodôntico mais estético e confortável possível. Além disso, existe uma redução no tempo total do tratamento em relação aos aparelhos convencionais.

 

Existem muitas doenças e lesões que afetam nossa boca e face em diversas fases das nossas vidas. Por meio de técnicas de exames de imagens (Raio-x e Tomografias), exames clínicos e laboratoriais (Sangue), podemos diagnosticar desde alterações mais simples como aftas e cistos, até as mais complexas como tumores malignos (Câncer de boca).

Quem trata as lesões da boca.

O tratamento cirúrgico adequado pode ser conduzido por equipe de cirurgia bucomaxilofacial e/ou cirurgia de cabeça e pescoço, dependendo de cada caso.

Inúmeras são as doenças que se manifestam na cavidade bucal. A etiologia das doenças do complexo bucomaxilofacial pode ser:


1.Infecciosa (vírus, bactérias, fungos, protozoários),
2.Neoplásica (neoplasias benignas ou malignas),
3.Por injúrias teciduais (físicas, químicas),
4.Imunológicas ou auto-imunes (processos alérgicos e auto-imunes),
5.outras.

Muitos pacientes são surpreendidos com a informação de que estão com um cisto ou um tumor na boca e está descoberta vem com muitas dúvidas e aflições em relação a causa, tratamento e consequências. Ao contrário do que muitos pensam, a boca é uma região com grande ocorrência de cistos e tumores com características muito variáveis.

A boa notícia é que a grande maioria dos cistos e tumores da boca e da região maxilofacial são benignos e não malignos; mas isto não quer dizer que tais lesões possam ser menosprezadas e não tratadas da forma ideal.

Como falamos, existem muitos tipos de cistos e tumores na boca, portanto existem muitas causas, muitas características e formas de tratamento. Observamos em nossa clínica que existe certos tipos de cistos que são mais comuns e com características próprias que praticamente definem seu diagnóstico, mas como princípio básico de qualquer lesão que ocorra na boca a biópsia é obrigatória para a confirmação ou não do tipo da lesão.  Mas o que é a biópsia...A biópsia nada mais é do que a retirada de uma amostra da lesão para envio ao laboratório de análise anatomopatológica, que irá estudar o tecido e fazer o diagnóstico preciso.

Tendo o diagnóstico da lesão o cirurgião irá definir o melhor tipo de tratamento. O princípio básico de tratamento de cistos e tumores é a retirada (Enucleação) completa da lesão e da causa da mesma. Aqui é fundamental que o caso seja conduzido por um profissional experiente no tratamento cirúrgico de lesões na boca, uma vez que existem várias modalidades de tratamentos para cistos e tumores orais, sendo uns mais agressivos e outros mais conservadores. Por exemplo, se o diagnóstico for de uma lesão chamada de Ameloblastoma, o tratamento exige uma conduta mais agressiva com margens de segurança para evitar a recidiva (Volta) da lesão; por outro lado se for um cisto inflamatório de origem dental, o tratamento de canal do dente mais a retirada do cisto de forma conservadora será suficiente para o tratamento.

Alguns casos de lesões orais envolvem dentes e estruturas nobres como vasos sanguíneos e nervos ou estão localizados em áreas estéticas da face. Nestes casos, o planejamento pode exigir um maior planejamento e se indicado um tipo de tratamento chamado de descompressão (Marsupialização) da lesão para que ocorra uma redução do tamanho do cisto e o tratamento definitivo de retirada seja menos agressivo e com menos sequelas para o paciente.

As lesões da boca que mais observamos em nosso dia-a-dia são:

 Cistos inflamatórios de origem dental.

 Cisto dentígero.

Ceratocistos (Queratocistos).

Ameloblastomas.

Odontomas.

Displasias fibrosas.

Fibroma ossificante.

Osteoma.

Osteossarcoma.

Alguns tratamentos podem envolver a retirada de dentes próximos a lesão ou mesmo de estruturas maiores como parte do maxilar superior ou inferior. Atualmente existem técnicas para a reabilitação das áreas envolvidas por lesões grandes, que vão desde placas e parafusos de titânio à enxerto de osso autógeno e implantes dentários.

Portanto como podemos observar, o ideal é o paciente procurar o tratamento da lesão com profissionais acostumados com o tratamento de lesões na boca. A especialidade da Odontologia mais indicada para o tratamento cirúrgico de lesões orais e maxilofaciais é a Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial. Este cirurgião passa por 3 anos de residência hospitalar na qual são tratadas as mais variadas lesões orais.

 

Sem dúvida, o clareamento dental é um dos procedimentos mais procurados em um consultório odontológico. Ter um sorriso esteticamente bonito é objeto de desejo de muitos pacientes, e investir no clareamento dental é  uma forma que pode tornar esse sonho realidade. O clareamento é muito utilizado por pessoas no mundo inteiro e representa uma iniciativa muito favorável para as pessoas que não se sentem satisfeitas com a coloração de seus dentes. Se você está pensando em deixar seus dentes mais brancos, vale a pena ler este post e conhecer mais sobre o assunto.

O que é o clareamento dental?

Como o próprio nome já diz, essa técnica é utilizada para deixar os dentes com uma tonalidade mais clara, oferecendo uma aparência mais saudável para a pessoa. O tratamento clareador é realizado com um gel clareador a base de peróxido capaz de degradar os pigmentos escurecedores causadores da alteração de cor dentária. Essa mudança na cor dos dentes é geralmente causada ao longo do tempo por causa do tabagismo ou consumo de certos alimentos.

Quais são as técnicas de clareamento?

Existem três importantes técnicas de branqueamento dental, podendo o procedimento ser realizado tanto em casa quanto no consultório odontológico, contudo, é fundamental que seja supervisionado por um dentista especialista. Veja agora cada uma das modalidades oferecidas e escolha a sua!

Clareamento no consultório?

É o método mais rápido, seguro e confiável que você tem de conseguir bons resultados. Nesse caso, o profissional consegue aplicar uma maior concentração de peróxido de hidrogênio (cerca de 35%). Com isso, as garantias de sucesso no tratamento são maiores. É o recurso ideal para quem tem pressa.

CLAREAMENTO A LASER?

clareamento dental a laser é uma poderosa técnica para quem quer dentes brancos rapidamente. Atualmente essa modalidade promete diminuir a tonalidade do dente apenas com a utilização do aparelho laser de luz violeta, sem o uso do gel clareador. Porém, a luz laser possui menor poder de penetração, ou seja, logo os dentes voltam a cor original. Essa técnica pode ser combinada com o clareamento caseiro a fim de prolongar o resultado obtido.

Clareamento caseiro?

É uma opção de tratamento clareador realizada através de moldeiras produzidas pelo dentista, que se encaixam adequadamente nos dentes. A concentração de peróxido é diferente do clareamento realizado no consultório dentário. O resultado vai demorar mais tempo para aparecer. Pode ser feito no conforto de casa, mas requer bastante disciplina. É uma boa escolha para quem quer clarear os dentes sem gastar muito. Mas, fique atento, esse procedimento não é indicado se você tiver algum tipo de sensibilidade, gengivite ou qualquer outro problema bucal identificado pelo dentista.

Clareamento CONJUGADO?

Nessa modalidade, uma parte do clareamento é feita no consultório e a outra é feita em casa. Tem sido bastante usada, pois diminui o tempo de espera e de tratamento no consultório. Depois de receber a orientação do dentista, o paciente aplica uma parte do gel clareador em casa utilizando uma moldeira feita sob medida. A outra parte da aplicação acontece no consultório. Os dois métodos são realizados em conjunto com o objetivo de apresentar melhores resultados. É um método muito eficaz e o clareamento dental acaba sendo mais duradouro.

 

O CLAREAMENTO DENTAL ENFRAQUECE OS DENTES?

Isso é um grande mito. Clarear os dentes não estraga o esmalte, nem abala o dente. Os produtos usados para clareamento, independente da técnica, não causam nenhum dano à estrutura dental. O clareamento consiste em uma reação química e o processo não é abrasivo.

 

O CONSUMO DE ALIMENTOS COM CORANTES É PROIBIDO?

 

Certamente durante o período do clareamento dentário é recomendável que certos alimentos que possuem muitos corantes devam ser evitados. Isto porque os dentes estarão com os ¨poros¨ abertos e mais suscetíveis ao manchamento. Após a conclusão do tratamento o consumo desses alimentos poderá ser retomado com segurança.

 

O CLAREAMENTO DEIXA OS DENTES SENSÍVEIS?

 

A sensibilidade é uma queixa que varia de pessoa para pessoa e pode sim ocorrer durante o processo de clareamento caso o paciente apresente retrações na gengiva. Este incoveniente acerca da sensibilidade dentária durante e após o clareamento dos dentes pode ser precavido com produtos e técnicas que amenizam sensivelmente esse tipo de incômodo.

 

QUALQUER PESSOA PODE CLAREAR OS DENTES?

O clareamento dental conquistou muita gente, porém em algumas pessoas o tratamento branqueador deve ser evitado. Como em:

Gestantes

Menores de 18 anos

Pessoas com alergia a componentes do gel clareador

Pacientes que apresentam doença periodontal

 

CREME DENTAL CLAREADOR, BICARBONATO DE SÓDIO, BOCHECHOS COM ÁGUA OXIGENADA, CARVÃO ATIVADO E OUTRAS RECEITAS CASEIRAS COMO LIMÃO E CASCA DE LARANJA CLAREIAM OS DENTES?

 

Isso não é verdade. Estes produtos não possuem potencial clareador, e alguns são abrasivos ou ácidos podendo até desgastar o esmalte do dente. É fundamental que o clareamento dos dentes seja sempre acompanhado por um dentista especialista para que o procedimento de tornar seu sorriso mais belo não acarrete danos para sua saúde.

'Lente de contato' dentária corrige imperfeições e evita grandes desgastes.

A técnica de lente de contato dental existe há alguns anos, mas agora virou moda no Brasil. São lentes superfinas (entre 0,2 mm e 0,4 mm de espessura).  Feitas de porcelana, a principal vantagem desse método é evitar o desgaste do esmalte natural da pessoa, ao contrário do que fazem as facetas comuns (espessura de mais ou menos 1 mm).

Lente de contato dental e a melhora do sorriso

Graças à evolução de materiais e das técnicas aplicadas nos tratamentos estéticos, podemos devolver aos nossos pacientes a segurança e a melhora da estética dental, levando a uma melhora da própria imagem, para aqueles que sabem exatamente os resultados expressivos de se ter um belo sorriso.
A longevidade desse tratamento, garante a satisfação de nossos pacientes.

A parceria entre nosso consultório e os melhores laboratórios de prótese odontológicas do Brasil, garantem o uso das melhores porcelanas do mercado odontológico e mãos treinadas para criar de forma artesanal cada trabalho proposto para a recuperação da estética do nosso paciente.


Com a lente de contato odontológico podemos:
Encobrir manchas leves, lascas e fraturas.
Aumentar ou diminuir o tamanho dos dentes.
Fechar o espaço entre dentes (diastemas). 
Corrigir o posicionamento e alinhá-lo com o do lado.

 É possível usar a lente em um dente só ou vários, mas em geral isso é feito aos pares, normalmente dos dentes da frente. No método convencional, por ser feito um desgaste maior, o paciente precisa ser anestesiado, o que não ocorre com a lente.

Contra indicação da lente de contato dental

 Esse método é contraindicado para quem range os dentes, tem o hábito de roer as unhas ou morder objetos como pontas de caneta.
 

Mesmo com a grande evolução nos tratamentos Odontológicos, muitos pacientes ainda apresentam medo ou mesmo fobia de dentistas quando precisam realizar qualquer tipo de tratamento nos seus dentes.

   Agende sua consulta com nosso Especialista
Felizmente hoje podemos contar com o auxílio de diversas técnicas de sedação para realizar os mais variados tratamentos odontológicos. Existem diversos níveis de sedação podem ser usados na Odontologia.

O que determina qual a melhor técnica de sedação para o paciente é o grau de medo e stress do paciente e o procedimento pelo qual ele irá passar.


Claro que não indicamos o tratamento com anestesia geral para pacientes saudáveis, com stress mínimo de dentista e que precisam de tratamentos pouco invasivos; para estes casos trabalhamos com condicionamento psicológico e sedação com medicamentos orais (Comprimidos).

   Agende sua consulta com nosso Especialista
Existem algumas opções de sedação e anestesias que podem ser utilizadas. Da mais simples que é o condicionamento psicológico, passando por sedação com comprimidos orais, sedação venosa até chegarmos na anestesia geral.
Qual a diferença entre estas opções: Condicionamento psicológico não utilizamos nem uma droga sedativa, o paciente permanece acordado e reagindo aos nossos comandos; A sedação com comprimidos Orais, consiste no uso de um remédio via oral (comprimidos) que faz com que o paciente fique mais tranquilo e colaborador com o tratamento, permanecendo acordado e reagindo aos nossos comandos; a sedação venosa, é realizada em hospitais e clínicas de anestesia por um médico anestesista, que irá aplicar medicação na veia do paciente, que fica sonolento, reagindo parcialmente aos nossos comandos; já na anestesia geral que também é realizada em hospitais, o paciente estará dormindo e não reagindo aos nossos comandos. Neste último caso a medicação é feita também na veia e por meio de gás com o paciente intubado.

 
Na Saizaki Odontologia você pode realizar todo o seu tratamento Odontológico com maior conforto e segurança com o uso da técnica de sedação mais indicada para o seu caso.

CONFIRA OS COMENTÁRIOS E RECOMENDAÇÕES DA NOSSA CLÍNICA NO GOOGLE.


Os Tratamentos com sedação são indicados para pacientes com pânico de dentista, pânico de tratamento Odontológico, pacientes especiais, pacientes com problemas sistêmicos (Pressão alta), pacientes com pouca idade e pacientes que precisem de procedimentos cirúrgicos maiores.

VIDEO MOSTRANDO COMO SÃO FEITOS OS IMPLANTES DENTÁRIOS


A escolha da técnica depende do paciente, do procedimento e do cirurgião. Atendemos em vários hospitais e clínicas no esquema de Day Hospital. Paciente interna pela manhã e normalmente tem alta no fim da tarde. Serão solicitados vários exames pré-operatórios de sangue, raio-x e eletrocardiograma (Coração).


Nossa equipe é formada por cirurgiões Buco Maxilo Faciais, com experiência no atendimento em ambiente hospitalar e centro cirúrgico. 

   Agende sua consulta com nosso Especialista

   Agende sua consulta com nosso Especialista

A BICHECTOMIA é a cirurgia plástica para redução das bochechas, o que deixa o rosto mais fino, delicado e definido. Esta são as características apontadas como definidoras de um rosto esteticamente perfeito. Desejo de muitos pacientes, a bichectomia é um dos procedimentos mais realizados e procurados nos consultórios odontológicos atualmente.  Através da remoção da bola de Bichat ou corpo adiposo da bochecha o rosto ganha um perfil mais harmônico. Todo o procedimento pode ser feito no próprio consultório ou em ambiente hospitalar conforme avaliação do profissional e desejo do paciente. Não existem cortes por fora da boca, o que garante a estética no pós-operatório.


São alguns benefícios da cirurgia plástica para reduzir o tamanho e volume das bochechas:


• Diminuir o volume das bochechas e por consequência do rosto.
• Melhorar a harmonia e a aparência do rosto.
• Tornar o rosto mais definido e os traços da face suavizados.
• Tornar o rosto mais fino e delicado.
• Salientar a maçã do rosto.
• Evitar mordidas acidentais nas bochechas.
• Salientar a forma do rosto, definindo o ângulo da mandíbula.

   Agende sua consulta com nosso Especialista


TENHO INDICAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DA BICHECTOMIA?


Pacientes com interesse em fazer a bichectomia devem passar por uma criteriosa avaliação com um cirurgião especialista em Cirurgia Buco Maxilo Facial ou Cirurgia plástica, que esteja acostumado a trabalhar com cirurgias faciais. A presença desta bola de gordura não é a única estrutura responsável pelo rosto mais cheio, redondo e volumoso das pessoas. Algumas características anatômicas de cada pessoa e o seu perfil devem ser analisados.
A grande maioria dos pacientes que retiram as bolas de gorduras apresentam grande melhora na sua estética, mas uma minoria não tem suas expectativas completamente realizadas.

CONFIRA OS COMENTÁRIOS E RECOMENDAÇÕES DA NOSSA CLÍNICA NO GOOGLE.


Como é feita a cirurgia da plástica das bochechas (Bichectomia)?


A cirurgia plástica das bochechas pode ser feita por Cirurgiões plásticos e Cirurgiões Buco Maxilo Faciais. Ela é feita através de um pequeno corte na parte interna da boca, na região próxima aos dentes molares superiores, e não deixa cicatriz externa ou aparente. Através desse corte, é retirado o excesso da gordura da bochecha. Pode-se retirar a glândula (bola de Bichat) toda ou parte dela, dependendo da necessidade estética de cada paciente.
Normalmente a cirurgia é feita com anestesia local, intra oral (a anestesia frequente do dentista). Alguns pacientes preferem usar algum tipo de sedação concomitante ou mesmo anestesia geral, mas normalmente é um procedimento que não causa muita apreensão. O procedimento e o pós-operatório normalmente não causam desconforto intenso.

COMO ESCOLHER UM BOM DENTISTA

Como é a recuperação da bichectomia?

A redução das bochechas é um procedimento cirúrgico e deve ser encarado como o mesmo. Ou seja, após a cirurgia o paciente deve fazer repouso de suas atividades profissionais e esportivas por no mínimo 7 dias.
A fase de maior cuidado deve ser nos 2 ou 3 dias iniciais, porque o paciente apresenta desconforto, dor moderada, edema (inchaço), sangramento leve e possibilidade de ficar com uma área arrocheada dentro e fora da boca. Normalmente estes sinais e sintomas são bem moderados. Durante uma semana após a cirurgião paciente estará fazendo uso de medicação e gelo para que a melhora ocorra de forma mais rápida. Atividades físicas como academia são liberadas em 3 ou 4 semanas.

O Antes e depois da Bichectomia:

O resultado começa a ser notado após 3 semanas, uma vez que nos primeiros dias existe a presença do edema e do hematoma na região. Com o passar do tempo, as estruturas anatômicas vão se adaptando e o resultado final pode ser percebido mesmo após 6 meses da cirurgia. O resultado depende da indicação correta da cirurgia, e varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas terão resultados mais definidos e rápidos do que outras pessoas.

CONFIRA OS COMENTÁRIOS E RECOMENDAÇÕES DA NOSSA CLÍNICA NO GOOGLE.

   Agende sua consulta com nosso Especialista

Alguns pacientes apresentam o dente canino em posição errada na boca ou mesmo não apresenta o canino aparecendo na boca. O dente canino é um dos últimos dentes a nascer em nossa boca e não é raro a falta de espaço para seu perfeito nascimento.

   Agende sua consulta com nosso Especialista

O canino pode estar mal posicionado na arcada dentária, estando para fora em relação aos dentes do lado ou estar na região do céu da boca. O canino também pode não nascer, estando portanto incluso pela gengiva, por osso ou por ambos.

Após avaliação de um ortodontista, o dente canino pode ter a indicação de ser removido ou ser puxado para o lugar correto (Tracionamento do canino). Qualquer opção apresentada pode ser feita no consultório odontológico com anestesia normal de dentista. 

O dente canino pode estar localizado em várias posições na boca, mas a mais comum é estar localizado no céu da boca. Outra posição comum é aquela em que o dente fica na parte de fora da gengiva no canto superior da boca.

Quando a opção for o tracionamento do dente canino, primeiro o paciente deve passar pela avaliação de um ortodontista (Especialista em aparelhos ortdôntico) para que possa instalação do aparelho ortoôntico. Na cirurgia de tracionamento, o cirurgião irá colar uma peça no dente com um fio que será utilizado para puxar o dente até a posição correta. O tempo para que o dente estar na posição correta depende de cada caso e do ortodontista. 

Quando a opção for a extração do dente canino, é importante determinar a posição dele na boca, porque isso determinará o local da incisão da cirurgia. Existem técnicas de raio-x para localizar o dente canino, mas a tomografia Cone Bean é o melhor exame. 

Assista aqui o vídeo de uma cirurgia completa de extração de um dente do siso incluso realizada na Saizaki Odontologia.

Alguns casos, o dente canino pode estar associado a lesões ósseas como cistos e tumores. O mais comum é o cisto dentígero. 

CONFIRA OS COMENTÁRIOS E RECOMENDAÇÕES DA NOSSA CLÍNICA NO GOOGLE.

   Agende sua consulta com nosso Especialista

A palavra imediata representa algo que deva ocorrer de forma rápida e naquele exato momento, e na implantodontia pode se referir ao implante imediato e a carga imediata sobre implantes. Mas o que isso quer dizer: Implante imediato é a instalação do implante imediatamente após a extração de um dente. Ou seja, no mesmo momento o dentista retira o dente perdido e já coloca um implante no local. Já carga imediata sobre o implante, é a técnica que permite colocar a prótese sobre o implante de forma imediata ou em até 3 dias no máximo. Portanto o paciente já poderá morder com a prótese sobre o implante imediatamente. Vários fatores determinam se podemos fazer ou não este procedimento de forma imediata. O fator predominante é a quantidade de osso e a qualidade do osso na região que será instalado o implante, além do tipo do implante e a experiência do implantodontista.

VIDEO MOSTRANDO COMO SÃO FEITOS OS IMPLANTES DENTÁRIOS

A indicação de um implante dentário é para pacientes que perderam um ou todos os dentes da boca. Existe uma técnica muito famosa e consagrada na implantodontia que é a substituição da prótese total (dentadura) por dentes fixos na boca por implantes dentários. Está técnica chamada de prótese protocolo é a fixação de todos os dentes perdidos na boca por dentes fixos a 4 ou 6 implantes dentais. Desta forma o paciente não consegue mais retirar a prótese sem que seus parafusos sejam retirados pelo dentista. Ou seja, como os dentes estão todos parafusados nos implantes, o paciente pode morder e falar sem o risco da prótese cair ou machucar sua boca. Na prótese tipo protocolo sobre implantes, normalmente o tratamento é feito com carga imediata e o paciente fica livre da dentadura em 3 dias, voltando a ter dentes fixos, o que devolve a segurança, o conforto e o bem estar ao sorrir e comer.

 CONFIRA OS COMENTÁRIOS E RECOMENDAÇÕES DA NOSSA CLÍNICA NO GOOGLE.

Nosso Consultõrio está com classificação 5 estrelas no Google Brasil. Somos considerados uma das melhores clínica especializada em implantes dentários e cirurgia Bucomaxilofacial de São José dos Campos e Vale do Paraíba. Contamos com dentistas especialistas em Cirurgias e implantes dentários.