seu sorriso, nossa paixão
Agende sua consulta com nosso Especialista
Exodontia ou extração (Retirada) do dente do siso.
Os dentes do siso ou terceiros molares são os últimos dentes permanentes a nascerem na boca, por isso normalmente não há espaço suficiente na boca para acomodá-los. Isto faz com que os dentes do siso fiquem inclusos na gengiva e no osso ou cresçam parcialmente na boca normalmente em uma posição errada e desconfortável.
A idade média que o paciente percebe algum desconforto na boca é com 20 anos, por isso, recomenda-se que as pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes do siso examinados clinicamente e por meios de radiografias para verificar se precisam ser extraídos.
Agende sua consulta com nosso Especialista
Cirurgia Bucomaxilo; a especialidade indicada para a exodontia do siso.
A especialidade que está mais acostumada a resolver os problemas cirúrgicos orais, são os cirurgiões buco-maxilo-faciais. Após a anestesia da região, o cirurgião dentista faz uma pequena incisão (corte) na gengiva e secciona o dente em duas ou mais partes para remove-lo e em seguida pontos são feitos para evitar sangramentos e problemas pós-operatórios.
Planejamento para extração do dente do siso.
Passar por uma extração de dente é um procedimento cirúrgico. O planejamento exige a realização de uma radiografia panorâmica da boca toda para avaliar a presença de dentes inclusos e ou lesões orais que podem ser encontradas sem sinais e sintomas para o paciente. Dependendo do caso outros exames podem ser solicitados para complemetar as informações (tomografias e exames laboratoriais de sangue).
O dente do siso pode estar totalmente ou parcialmente incluso ou estar completamente em posição na boca. Existem tambem muitas posições para o siso incluso sendo a posição horizontal ou deitada a que causa mais apreensão em nossos pacientes.
A maioria dos pacientes toma uma protocolo medicamentoso que se inicia antes da cirurgia e continua no pós operatório por mais ou menos uma semana. O nível de desconforto e sua duração dependerão da dificuldade de remoção do dente. È comum o inchaço, o desconforto, dificuldade em abrir a boca, hematoma e um pequeno sangramento pós operatório.
Todos os dentes do siso precisam ser extraídos....
Por regra geral os cirurgiões entendem que a grande maioria dos dentes do siso devam ser extraídos o mais breve possível para evitar problemas maiores ao paciente.
O problema mais frequente em pacientes com o dente do siso nascendo é a pericoronarite; ou seja, a inflamação na gengiva que recobre parcialmente os dentes na fase em que estão crescendo. Restos de alimentos e bactérias ficam retidos sob a gengiva causando mau cheiro, dor no dente e gengiva, sangramento na gengiva e dificuldade em abrir a boca. Porém, existem outros motivos que justificam a extração dos dentes do siso.
Podem indicar a exodontia de dentes do siso: A cárie, infecções de grande porte (Abscesso),reabsorções de dentes vizinhos, dor de origem não especificada na boca, fraturas do dente ou nos maxilares, má posições severas, dentes associados a cistos orais e tratamentos de certos tumores.
Quando devo retirar o dente do siso.
Como os dentes antes dos 20 anos de idade têm raízes em menor estágio de desenvolvimento, causam menos complicações ao serem removidos. Por isso, recomenda-se a cirurgia entre 16 e 19, porque as raízes dos dentes ainda não estão totalmente desenvolvidas e o osso ao redor ainda é menos denso.
CONFIRA OS COMENTÁRIOS E RECOMENDAÇÕES DA NOSSA CLÍNICA NO GOOGLE.